Logo

Siga nos:

PALAVRA DO PÁROCO

Você está em - Home - Palavra - PALAVRA DO PÁROCO

 

 

 

 

No Batismo, uma proposta de vida nova para nossa juventude.

Pe. Maurício Henrique – PJR

 

João Batista fala que seremos batizados em Cristo no Espírito e no fogo. Mas o que significa ser batizado no Espírito Santo e no fogo? Vejamos bem.

O Espírito é quem dá a vida. Ele é o Senhor e dá a vida. Ele doa a vida nova, a vida na graça, a vida segundo Cristo.

O fogo, na Sagrada Escritura purifica, queima, aquece, ilumina, dar vigor, força. O fogo queima e purifica-nos de nossos pecados. Ele ilumina nossos corações dissipando as trevas e aquece com a caridade. Ele dá vigor e força para vivermos a fé, o anúncio e a missão.

Ser purificado, iluminado, aquecido e receber força pela ação do Espírito que doa a vida nova. Eis a ação do Batismo oferecido por Cristo.

Cristo, por meio do Batismo no Espírito e no fogo, opera uma renovação espiritual e humana em nós. Torna-nos novos.

No Batismo recebemos a vida de Cristo em nós. E o que isso significa? Significa acolher o mesmo estilo de vida de Cristo em nossa vida. Assumir os mesmos sentimentos de Cristo. Ele que se fez pobre para enriquecer muitos. Ele que não se apropriou da própria vida, mas esvaziou-se no amor pela humanidade. Ele que fez de sua vida uma oferta de amor. Ele que passou entre nós fazendo o bem. Ele que foi a manifestação da caridade de Deus por nós e fez-se servo dos homens.

Proponho aos jovens redescobrir a pessoa de Cristo como modelo de vida, como um novo estilo de vida. Tomar a vida e missão de Cristo como projeto de vida pessoal. Muitas coisas se apresentam como modelo hoje, coisas que se impõem para serem copiadas, seguidas. São várias ofertas, muitas vias, muitos estilos de vida.

Proponho aos jovens viver o Batismo como configuração da própria vida à Cristo em sua identidade, vocação e missão. Associar sua vida à vida de Cristo.

Será que ainda está em moda esvaziar-se de si e se doar na caridade e no serviço? Não buscar seus próprios interesses, mas enriquecer os outros? Promover o bem de forma gratuita? Fazer da própria vida uma oferta ao outro?

Isso é viver o Batismo no Espírito e no fogo e não como um simples evento que recomenda a tradição religiosa e que ficou em um passado distante e esquecido sem compromissos e sem fé autêntica. O Batismo no Espírito e no fogo pede-nos renovação de mentalidade e uma vida segundo Cristo.

Até aqui compreendemos o que significa o Batismo como a vida de Cristo em nós. Agora, outro aspecto que desejo abordar acerca do Batismo é a nova relação estabelecida entre o homem e Deus Pai, bem como a relação com o Espírito. Pois, o Batismo oferecido por Cristo estabelece uma comunhão com o Deu Uno e Trino. A Trindade se faz presente no Batismo da mesma forma que esteve no Rio Jordão. Pelo Batismo tornamo-nos filhos de Deus, assumimos a vida de Cristo em nós e somos impulsionados pelo Espírito a viver a Lei da Caridade.

Tornar-se filho de Deus implica assumir a vocação e missão de Deus em sua própria vida. Assim como o Pai pronunciou “Tu és o meu filho e em ti ponho o meu agrado”, Ele pronuncia também em nossa vida. Ele nos dá como vocação a santidade, ou seja, somos chamados a viver em Deus e para Deus. Deus é amor, quem crê em Deus, ama. E ama por meio de obras. Essa, portanto é nossa vocação e missão como filhos de Deus. Em tudo amar. Em todo gesto, em toda obra, em todas as escolhas da tua vida, em todos os teus caminhos, nos teus relacionamentos, nos teus projetos de vida, em tudo amar. Mas amar com obras. Ser filho de Deus Pai significa para ti, jovem, ser apóstolo da caridade, apóstolo do bem. Torna-te apóstolo da caridade e, com certeza, semearás bem hoje para colheres bons frutos amanhã. Às vezes muitos jovens afirmam que nada dá certo, tudo é difícil, tudo conspira contra ele, tudo é triste e sem vida. Talvez seja porque não se semeia no amor. Talvez seja porque se ame pouco e não se viva, portanto, como filho amado de Deus e que ama.

Já falamos da ação do Espírito em nós. Ele doa a vida de Cristo a nós. Mas quero agora me deter em uma das tantas obras e ações do Espírito na vida da juventude: Ele nos impele para a prática das boas obras.

As boas obras são motivadas pelo Espírito. Ele concede-nos o discernimento, a sabedoria do alto, faz-nos experimentar o sabor das coisas de Deus, impele-nos para a ação. Uma fé sem obras é morta.

Jovem, deixa o Espírito queimar em ti as obras más do pecado, os vícios, as manias, as coisas velhas, aquela imaturidade infantil que ainda possa existir em ti, aquele medo, insegurança, falta de amor próprio. O Espírito haverá de te impelir para a prática das boas obras: aconselhar, socorrer, servir, anunciar, assumir, edificar, curar. Enfim, é preciso acolher o Espírito e dizer sim a um novo agir na sociedade. De um lado a ação da graça e, do outro, o meu sim, a minha colaboração.

Perceba a graça do Batismo Cristão. Assumir a vocação de Deus na própria vida semeando amor, viver segundo Cristo que doou a própria vida no amor, optar pelo exercício das obras de misericórdia motivadas pelo Espírito. Podemos afirmar que o Batismo de Cristo no Espírito e no fogo significa viver a Lei da Caridade na forma de pensar, sentir e agir.

Assim se deve viver o Batismo. Como profeta que anuncia e testemunha; sacerdote que oferece a vida e faz-se irmão do outro; e rei que não veio para ser servido, mas para servir e tem a cruz como seu trono.

Ser batizado significa optar por uma vida segundo Cristo, filho amado de Deus e cheio do Espírito que o impulsiona.

Lembremo-nos, após o Batismo de Jesus se inicia o seu ministério publico. Não existe batismo sem compromisso de vida com o Reino. Na primeira leitura do livro de Isaias encontramos um programa de vida que pode ser assumido por cada um de nós em comunhão com Cristo: ser luz, estabelecer aliança entre o homem e Deus, libertar, devolver a vida ao outro, agir na justiça e na caridade... Pedro nos recorda que Ele passou entre nós fazendo o bem.

Eis a nossa proposta aos jovens: um compromisso com o Reino, com Cristo, com a Lei da Caridade, com o próprio Deus.

Renovemos, amados jovens, a nossa fé batismal. Ela é o nosso tesouro, razão da nossa alegria, sentido da nossa vida. Renovemos a fé e aproximemo-nos da Eucaristia. No altar, o Cristo partilha conosco sua filiação divina e nos doa o seu Espírito. No altar de Cristo a possibilidade sempre renovada de se viver autenticamente o Batismo. Caminhemos para o altar.