Logo

Siga nos:

PALAVRA DO PÁROCO

Você está em - Home - Palavra - PALAVRA DO PÁROCO

 

 

ALIANÇA DE AMOR

Deus quer está estabelecer uma aliança conosco. Uma aliança de vida e de amor por meio de Cristo Jesus. Uma aliança esponsal, de modo que entremos em comunhão com o Cristo no amor.

Nessa aliança, Cristo toma a nossa vida e doa a sua vida divina a nós. Há esse intercâmbio de graça. Ele assume nossa miséria e doa-nos a sua divindade fortalecendo-nos no amor.

Este é um projeto de salvação que procurar reintroduzir o homem na graça do amor de Deus.

O amor doado por Cristo é gratuito, eterno, incondicional, misericordioso. É um amor de eleição. Ele nos elegeu para si.

Podemos entender salvação como libertação, redenção, perdão dos pecados, vida eterna, mas o Evangelho desse domingo ajuda-nos a entender salvação como retorno a comunhão com Deus mediante Cristo. Salvação enquanto participação na comunhão de amor do Deus Uno e Trino. Salvação enquanto aliança de amor.

Mediante a isso, amados irmãos, pensemos de que forma podemos corresponder à salvação de Deus? Essa salvação alcançou-nos no Batismo e, em cada Eucaristia aperfeiçoamos a comunhão com o Cristo. Como administrar esse dom da salvação? Como permanecer em Deus Salvador?

De que forma fomos salvos? Cristo doou sua vida derramando seu sangue. Ele nos deu o vinho novo. O vinho é símbolo da alegria do amor divino. Ele coloca vinho novo em nossas talhas cheias de água.

Para corresponder à salvação de Deus sou chamado a fazer o mesmo que o Cristo fez. Devo dar-me e oferecer o vinho novo da alegria, do serviço, da caridade, do anúncio, comprometendo-me com a vida do outro estabelecendo comunhão da mesma forma que Deus estabeleceu comunhão comigo: dando sua vida. Devo assumir a vida do irmão e doar a minha a ele como Cristo fez. Devo tornar-me instrumento de salvação na vida do outro.

Para Deus não há outra via de salvação. Ele assumiu o que era nosso, deu o que era seu. Isso se chama aliança de vida e amor.

A maturidade humana e espiritual de um cristão consiste na capacidade de dar-se, de fazer aliança/comunhão com a vida do irmão.

O salmo desse domingo convida-nos a cantar um canto novo. Esse canto novo só tem sentido se cantarmos unidos no amor, comprometidos com os outros, em comunidade, na comunidade daqueles que foram salvos no Senhor Jesus

O Senhor nos deu o seu Espírito para agir no amor e operar a salvação dos outros, nossos irmãos.

Estejamos atentos a vida do irmão para oferecer-lhe o vinho novo quando este faltar.

A salvação só tem sentido na comunhão entre os irmãos.