Logo

Siga nos:

PALAVRA DO PÁROCO

Você está em - Home - Palavra - PALAVRA DO PÁROCO

 

 

 

 

Theotókos – Portadora de Deus

Celebramos hoje a Solenidade de Maria Santíssima, Mãe de Deus!

Desde a metade do século III, Nossa Senhora era invocada como Theotókos, Portadora de Deus!

Deus quis assim! Fez dela a sua morada, o seu templo santo.

Com este título, a Mãe de Deus revela a vocação de cada cristão: todos nós somos chamados a nos tornarmos Morada de Deus.

Deus mora em nós! Essa é uma verdade de fé. Somos o novo Templo de Deus.

E o que isso significa para nós?

Deus fecundou Maria com a sua presença em seu coração e em seu ventre. Da forma, Deus nos torna fecundos quando habita em nossa alma, quando une o seu Espírito divino ao nosso espírito humano, quando se faz uma só coisa conosco. Se somos morada de Deus, somos fecundos.

E quais os frutos dessa fecundidade?

Deus torna-nos sal e luz do mundo. Desperta-nos para a fé, esperança e caridade. Exercita-nos para toda boa obra de misericórdia. Concede-nos a graça de gerar vida nova na vida do irmão.

No término desse ano e no início de um novo ano civil, olhemos para o Menino que nasceu de Maria Santíssima e quer, espiritualmente, nascer em nós fazendo-nos Morada de Deus, fecundos no amor, no perdão, na reconciliação, na paz, na justiça, na concórdia, na fraternidade, no respeito, no diálogo, na comunhão.

Um novo tempo é possível. A fé e a esperança sempre rejuvenescem quando se olha para o Menino e se deposita nele toda a nossa confiança. Quando se abrem as portas do nosso coração para a sua entrada como Maria Santíssima dilatou-se para O acolher. Fazendo morada em mim, Deus me dá a esperança de tornar-me cada vez mais uma pessoa melhor. Amadurecida na caridade e na concórdia.

Maria traz Deus ao mundo. Eis a nossa missão para 2019, trazer Deus para o mundo. Isso só será possível se tivermos uma fé virgem e humilde como a fé de Maria.

Uma fé virgem significa um coração todo entregue a Deus tornando Ele o nosso único Senhor e desfazendo-se dos ídolos do dinheiro, do prazer, da vaidade, da prepotência, do egoísmo.

Deus quer nos conceder um ano novo. E para isso quer repousar em nossa alma. A renovação e as graças que se esperam em mais um ano estão em Jesus, é Ele quem pode nos dar a paz e restaurar todas as coisas.

Assim como o Anjo Gabriel fez um anúncio feliz à Virgem e à humanidade, Deus também nos visita no início de mais um ano para dar-nos uma Boa Nova. Alegremo-nos no Senhor!

Neste ano novo, concede-nos também Senhor, um Espírito Novo!

O que torna o Tempo dos homens especial?

O fato de Deus ter entrado no Tempo e na História dos homens. Tudo então se renova com a entrada de Deus no Tempo fazendo novas todas as coisas. O tempo dos homens se torna tempo de graça e salvação. É nesta perspectiva que celebramos mais um ano civil. Será tempo de graça e salvação! Um ano dedicado ao Senhor!

No início de mais um ano civil, façamos como os pastores, corramos ao encontro de Jesus, Maria e José. É Jesus quem renova as nossas esperanças. É Jesus a Boa Nova desse novo ano civil. É Jesus quem pode dar a paz universal.

 

Pe. Maurício Santos - PJR