Logo

Siga nos:

CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR

Você está em - Home - Notícia - CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR

Na ultima quinta-feira, 18, celebramos a Ceia do Senhor em nossa paróquia. A celebração que dá inicio ao Tridua Pascal foi presidida pelo nosso pároco Pe. Mauricio Santos. O Tríduo Pascal é composto de três celebrações, a saber: a missa da Ceia do Senhor, a Celebração da Paixão e a missa da Vigília Pascal, no Sábado Santo. Estas três celebrações formam uma unidade, o Tríduo Sacro ou Tríduo Pascal, e constituem o centro da vida de fé das Comunidades cristãs e do Ano litúrgico. Com o Tríduo Pascal se celebra a redenção da humanidade e a glorificação de Deus realizada pela morte e ressurreição de Jesus Cristo: Ele, com a Sua morte livre e voluntária destruiu a nossa morte e, com a Sua ressurreição, renovou a nossa vida. Com o Tríduo Pascal, as comunidades cristãs atualizam assim o mistério da Páscoa de Cristo, que é nossa também.

Durante a Ceia, Jesus lavou os pés dos Apóstolos. Ao terminar, Jesus disse: “Compreendeis o que acabo de fazer? Vós me chamais de Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos laveis os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz” (vv. 12-15). O gesto de lava-pés antecipa o Seu sacrifício da cruz, a maior prova de amor de Deus pela humanidade, o ato supremo de serviço para a nossa redenção. O lava-pés prepara a cruz de Cristo, confirma todo o bem que Ele fez na sua vida pública, antecipa o sacrifício da cruz, e nos ajuda a perceber que se deve carregar a cruz todos os dias (cf. Lc 9, 23). O gesto do lava-pés está unido à Eucaristia. Quem entra em comunhão com Cristo há de viver em comunhão com os irmãos, e esta comunhão há de ter consequências em nossa convivência e em nossa sociedade. O Papa João Paulo II disse a este respeito: “Anunciar a morte do Senhor, até que Ele venha (1Cor 11,26) inclui, para os que participam na Eucaristia, o compromisso de transformarem a vida, de tal forma que esta se torne, de certo modo, toda ‘eucarística’” (Carta Enc. Ecclesia de Eucharistia, n. 20). Assim, Jesus disse que deu o exemplo, e pede que façamos a mesma coisa. Na mesma Ceia em que lava os pés, Jesus institui a Eucaristia, memorial de sua paixão e de nossa redenção. Receber o Corpo e o Sangue de Jesus é entrar em comunhão com Ele, para que possamos amar como Ele ama. Assim, Jesus não apenas dá o exemplo, mas nos dá a força da redenção, nos perdoa os pecados, nos tira as culpas, nos restaura a partir de dentro, para que possamos amar plenamente, com coragem e com eficácia.

Este ano os discípulos de Jesus foram representados pelos jovens da paróquia. Um gesto que representa a determinação da paróquia em atender ao pedido de rejuvenescimento da paróquia feito por Dom Antonio, Bispo Auxiliar de nossa Arquidiocese, em sua visita pastoral. Além do que, o próprio Papa Francisco em sua mais nova exortação apóstolica CHRISTUS VIVIT (CRISTO VIVE) se dirige aos jovens e a todo Povo de Deus dizendo: "Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo! Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida. Por isso as primeiras palavras, que quero dirigir a cada jovem cristão, são estas: Ele vive e quer-te vivo!”

Duarante a celebração também foram apresentadas duas paroquianas, Gleice e Rose, que voltaram a participar do banquete eucarístico. Data proprícia ja que neste dia celebra-se a instituição da Eucaristia.

Assim, meus irmãos, com esta celebração da Ceia do Senhor iniciamos o Tríduo Pascal. A Celebração da Ceia do Senhor é como que a despedida de Jesus, na qual Ele faz o Seu último pedido: que nos amemos por amor de Deus. Ao instituir a Eucaristia, instituiu também o Sacerdócio Apostólico dos Bispos e Padres, para que presidam a Eucaristia e, com o seu ministério, tornem o mundo mais eucarístico, mais fraterno, mais generoso. Tendo iniciado o Tríduo Pascal com essa Celebração festiva, temos à frente a Páscoa de Jesus, atualizada em cada Missa que participamos. E em cada Missa, e hoje especialmente, manifestamos a nossa disposição de viver a comunhão do altar nas nossas vidas, de lavar os pés uns dos outros, de amar como Jesus ama, para que a salvação por Ele realizada, e antecipada na última Ceia, que hoje recordamos, seja cada vez melhor acolhida e vivida. E, assim, que a Salvação que o Cristo nos oferece se estenda a toda a terra, na alegre esperança de Sua volta. Amém!

CLIQUE NO LINK ABAIXO E VEJA MAIS IMAGENS DA CELABRAÇÃO NA GALERIA DO SITE.

https://jesusressuscitado.com.br/galeria_categoria.php