Na tarde do dia 22/09, às 15h, aconteceu a reunião com Dom Antônio, bispo auxiliar da arquidiocese de Belém, que teve por objetivo avaliar o andamento do Projeto Pastoral da paróquia após a visita pastoral realizada ano passado.
A reunião iniciou com a leitura, realizada pelo Diácono Onildo, das recomendações pastorais feitas por Dom Antônio por ocasião de sua visita pastoral. Em seguida Pe. Mauricio nos lembrou quais os eixos pastorais que compõem o projeto pastoral da paróquia para que, conforme definido na última assembleia paroquial, os representantes escolhidos apresentassem ao bispo as atividades realizadas que atenderam as referidas recomendações.
Assim, o Eixo da Espiritualidade e Formação foi apresentado pelo casal Souza e Elaine; o Eixo da Missionariedade por Gláucia e Onaíza; o Eixo da Pastoral de Conjunto por Paulo e Duda; o Eixo da Pastoral Infanto-Juvenil e Familiar por Renata e Thayse e o Eixo Celebrativo por Nascimento e Gabriela.
Padre Gabriel apresentou duas paroquianas, Solange e Brenda, que fazem parte da Comunidade Eclesial Santa Teresinha do Menino Jesus para que elas mostrassem a Dom Antônio o andamento e avanço dos trabalhos realizados naquela comunidade da qual fazem parte o Conjunto Império Amazônico, Conjunto Amapá e o Conjunto Fernando Guilhon I e II. O intuito é que essa comunidade se torne uma Área de Missão e futuramente uma paróquia.
Após as apresentações Dom Antônio, em sua fala, parabenizou o pároco Pe. Maurício e a comunidade paroquial pelas atividades desenvolvidas e fez algumas recomendações:
- A paróquia deve continuar o processo de rejuvenescimento, com o envolvimento da juventude nas suas atividades;
- Envolver os crismandos nas forças vivas;
- Observar o período de dois anos para cada liderança em cada força viva;
- Iniciar o processo da configuração da Comunidade Santa Terezinha em Área Missionária;
- Deve dar prosseguimento às formações, retiros e espiritualidades. Propor retiros para homens, mulheres, jovens e casais.
- Em especial, recomendou a formação sobre a Exortação Apostólica Cristo Vive e a futura exortação sobre a Amazônia que deve ser editada após o Sínodo da Amazônia;
- Incentivar a leitura orante da palavra nas casas, grupos, fraternidades e comunidades;
- Dar continuidade às celebrações nos condomínios e residenciais, não só em épocas específicas mas durante todo ano;
- Dar continuidade às celebrações nas casas e ruas;
- A Pastoral Social não deve ser resumida ao mero assistencialismo. O trabalho deve ser integrado com a Cáritas para que não façam paralelamente o mesmo trabalho;
- Trabalhar por processo e não por evento, pois os eventos acabam por ter um fim em si mesmo. Já os processos tendem a ter um objetivo a ser alcançado.
Padre Maurício encerrou a reunião exortando a todos a trabalharem em prol do crescimento da paróquia dizendo que a paróquia é feita não somente pelo pároco mas também por todos os paroquianos.