I – Nossa Paróquia:
O território paroquial é complexo, sendo composto por uma diversidade de contextos, tais como: conjuntos habitacionais, condomínios populares, condomínios fechados com grandes prédios e área de grande pobreza ao longo do canal Água Cristal. Nessa complexidade social e demográfica claramente podemos observar de modo misturado todas as classes sociais e com pouca relação entre elas.
Do ponto de vista pastoral, em geral, a Paróquia tem uma grande animação e conta com um ambiente humano muito agradável. Há um clima de família que permeia as relações entre os sacerdotes, diáconos e os paroquianos, bem como dos paroquianos entre si; essa é uma nota muito significativa que merece se preservada.
A Paróquia Jesus Ressuscitado tem uma bonita história e uma sólida presença eclesial no bairro. Isso é o resultado do trabalho generoso de tantos sacerdotes, religiosos e leigos que se deixaram conduzir pela beleza da alegria do Evangelho.
Apesar dos desafios pastorais do presente, a referida Paróquia vive um momento marcado pelo otimismo, renovação pastoral e esperança. O enfrentamento das dificuldades deve ser encarado progressivamente e com serenidade. É sempre o Espírito de Deus quem conduz a Igreja e a renova constantemente.
Esse projeto pastoral deseja propor soluções para realidades pastorais identificadas pelos paroquianos. Fruto de intensos debates, partilhas, encontros, participação e comunhão, queremos entregar nas mãos dos nossos fiéis a proposta pastoral para os anos de 2019/2020.
Cada força viva deve assumir essas linhas de ação com o auxílio dos assessores do CPP. Desejamos uma conversão pastoral e mudança de mentalidade a partir do Documento de Aparecida, da Exortação Evangelii Gaudium do Papa Francisco e do plano arquidiocesano de pastoral.
O plano é formado por cinco eixos pastorais com objetivos claros, linhas de ação e propostas de execução. Será avaliado no final do primeiro semestre de 2019, na Assembleia Pastoral de 2020 e no final do primeiro semestre de 2020.
Pedimos que os padres que assumirem o pastoreio da paróquia, juntamente com todos os fiéis leigos, assumam com serenidade, seriedade e alegria as propostas aqui encontradas.
Nosso Carisma: Testemunhar a alegria da Ressurreição.
Nossa Missão: Comunicar a força do Ressuscitado aos homens levando-os a uma experiência viva com Jesus Ressuscitado que concede vida em abundância.
Ações Pastorais: Anunciar por meio da Liturgia, Catequese, Serviços Pastorais, Retiros Espirituais, Semanas Missionárias, Festividades, Encontros, Peregrinações, Vida comunitária.
II - Motivação Pastoral:
É necessário sentir uma vez mais a alegria do viver e trabalhar juntos, em comunhão. Fazer exercício de Fraternidade não se deixando cair no ativismo e nem no individualismo. Cada um é chamado a fazer o esforço de educar-se para a fraternidade, para a solidariedade e a comunhão.
É preciso, portanto, aprofundar o conceito de comunhão fraterna e o seu dinamismo, fazer investimento na formação para a fraternidade. As dificuldades fraternas atrapalham também a vida pastoral. É necessário crescer na capacidade de diálogo e na caridade pastoral (amor para com o povo). Somos chamados a crescer na qualidade de acolhida do outro e do povo de Deus.
Convidados a fazer a experiência da encarnação da fé. Apresentar a pessoa de Cristo próximo à realidade da nossa gente. Dar respostas pastorais a partir de Jesus Cristo. Exercitar-se no olhar introspectivo sobre o mistério cruz e da páscoa. Somos chamados a buscar a nossa conversão integral.
Estudar e assimilar os documentos da Igreja.
A consciência do Espírito Santo na Igreja nos leva a evitar ou combater a autossuficiência. Somos chamados à experiência da abertura corajosa aos desafios da missão. É necessário renovar a nossa paixão Missionária continuamente, pois somos instrumentos do Espírito Santo. Animados pelo Espírito Santo somos chamados a romper com tudo aquilo que nos fecha sobre nós mesmos, em nossos esquemas. Como no dia de Pentecostes, também hoje, animados pelo Espírito Santo seremos capazes de usar a linguagem do povo. A audácia Pastoral é clara manifestação do Espírito de Deus em nós, sem Ele somos pessimistas. A consciência do Espírito de Deus em nós nos provoca para o cuidado com a nossa formação e aprimoramento Pastoral.
Somos convocados a amar a nossa Igreja e a assumir o seu Plano Pastoral. Superar o individualismo Pastoral, pois somos Igreja juntos. Não trabalhar sozinho, valorizar mais a importância dos conselhos como Instrumentos de discernimento e corresponsabilidade eclesial. Somos continuamente convocados a zelar pelo nosso Testemunho dentro e fora do ambiente paroquial. O amor à Igreja se faz missionariedade. Respeito para com a especificidade vocacional, carismas, competências dos leigos e consagrados na paróquia. Sempre estimular no ambiente paroquial o sentido de pertença à Igreja.
Caminhar com Maria fazendo seu percurso Espiritual, Missionário, Solidário. Maria gera Jesus, a Igreja deve gerar a comunhão.
III - Nossas Forças Vivas:
Dimensão Missionária: São Pedro e São Paulo/ Nossa Senhora das Graças/ Santa Rita de Cássia/ Santa Terezinha/ Santa Maria de Belém/ São Vicente de Paulo/ Nossa Senhora de Lourdes/ Fraternidades/ Comissão Missionária/ Comissão da Festividade/ Pastoral nos Condomínios
Dimensão Caritativa: Dízimo/ Caritas/ Pastoral Social;
Dimensão Familiar: Comissão para as Famílias/ Grupo Jovens Ressuscitados/ ECC/ EJC/ Pastoral da Criança/ Pastoral da Pessoa Idosa/ Pastoral Familiar;
Dimensão catequética: Pastoral da Catequese/ Caminho Neocatecumenal/ Pastoral da Comunicação;
Dimensão Espiritual: Apostolado da Oração/ Legião de Maria/ Cenáculo com Maria/ Renovação Carismática Católica/ GOTH/ Consagra-te;
Dimensão Litúrgica: Coroinhas/ Ministros extraordinários/ Ministério de Música/ Guarda/ Ministério da Palavra/ Ministros das Exéquias – Pastoral da Esperança.
IV - Recomendações Pastorais - visita pastoral do bispo (2018):
V – Eixos Pastorais:
Objetivo: Promover o investimento na formação dos leigos motivando novas lideranças dando especial atenção à Palavra de Deus e a Doutrina/Teologia da Igreja.
Linhas de Ação:
Como executar?
Objetivo: Estimular a promoção da missionariedade dando prioridade às comunidades mais pobres e aos novos condomínios e residenciais/ Dar especial atenção pastoral ao Conjunto Império Amazônico/ Promover a Pastoral da Educação nas escolas do bairro.
Linhas de Ação:
Como executar?
Objetivo: Dar especial atenção às crianças, adolescentes e jovens por meio de um trabalho catequético/ espiritual/ pastoral/ social.
Linhas de Ação:
Como executar?
Objetivo: Integrar as forças vivas e dimensões pastorais em um trabalho conjunto para o aperfeiçoamento das atividades paroquias e melhor atendimento das necessidades do campo pastoral.
Linhas de Ação:
Como executar?
Objetivo: Celebrar os 50 anos da paróquia como oportunidade para a revitalização Pastoral da comunidade por meio de um projeto celebrativo trienal (2020, 2021 e 2022) em preparação ao ano jubilar (2023).
Linha de Ação: Criar uma comissão celebrativa para pensar nas propostas pastorais/missionárias para cada um dos anos do triênio celebrativo.