A Pastoral da Comunicação com o intuíto de fomentar a comunicação por meio da arte da fotografia lançou neste domingo, 24/11, por ocasião da Feira das Pastorais o 1º Concurso de Fotografia da Paróquia. Durante a feira os agentes da PASCOM estarão dando dicas de como utilizar melhor o celular para fazer fotografias e com isso estimular a participação no concurso.
Não perca tempo, leia o regulamento abaixo, tire suas fotos e inscreva-se no concurso. Boa sorte!!!
REGULAMENTO DO 1º CONCURSO DE FOTOGRAFIA DA PARÓQUIA JESUS RESSUSCITADO
1-Tema
“A beleza da Igreja – A melhor arma é o olhar"
2- Objetivo
O evento é uma iniciativa da Pastoral da Comunicação da Paróquia Jesus Ressuscitado para desenvolver a sensibilidade do olhar, a arte da contemplação e a descoberta do belo em nossa paróquia.
3- Disposições Gerais
3.1- O concurso é aberto a todos aqueles que gostam da arte de fotografar.
3.2- Poderão ser fotografadas apenas estruturas físicas, locais, espaços ou imagens de nossa paróquia incluindo a igreja matriz, suas comunidades, bem como de celebrações, procissões, encontros que aconteceram ou acontecerão nestes espaços.
3.3- Cada pessoa poderá participar com até 02 (duas) fotografias, que nunca tenham sido premiadas em qualquer forma de expressão em artes visuais e não sejam cópias ou adaptações de outras imagens, sendo classificado apenas um trabalho por autor.
3.4- É vedada a participação: da equipe coordenadora deste concurso e dos integrantes da Comissão Julgadora do concurso.
4- Cronograma
4.1- Publicação do regulamento e abertura das inscrições: 24 de novembro de 2019.
4.2- Encerramento das inscrições: 16 de dezembro de 2019.
4.3- Avaliação das fotografias pela Comissão Julgadora: 17 e 18 de dezembro de 2019.
4.4- Divulgação do resultado: 21 de dezembro de 2019 durante a confraternização paroquial.
5- Inscrições
5.1- Somente serão aceitas as inscrições feitas pelo e-mail pascom@jesusressuscitado.com.br
5.2– Cada participante receberá um número de inscrição.
5.3- As inscrições são gratuitas.
6- Critérios para entrega dos trabalhos
6.1- As fotografias deverão ser entregues via e-mail para o e-mail pascom@jesusressuscitado.com.br
6.2- As fotos não poderão apresentar efeitos digitais, tais como borda, distorções, inserções de imagens alheias ao momento em que foi retirada a fotografia.
6.3- As fotos deverão ser entregues juntamente com a ficha de inscrição (Anexo I) e a ficha de identificação individual das fotos (Anexo II) ambas anexadas no fim deste regulamento.
6.4- A fotografia deverá ser inédita e nunca publicada em outro concurso.
6.5- As imagens podem ser coloridas ou em preto e branco.
7- Processo de seleção dos trabalhos e composição da Comissão Julgadora
7.1- As fotos serão avaliadas por uma Comissão Julgadora composta por pelo menos um fotógrafo profissional atuante no mercado de Belém e por duas pessoas de nossa paróquia (clero ou leigos), indicados pela organização do concurso.
7.2- Serão considerados como critérios de avaliação, as cores da fotografia, os aspectos da composição e a mensagem transmitida pelo participante.
7.3- Os ganhadores serão notificados por e-mail ou telefone no dia 25 de dezembro de 2019, caso não estejam presentes no dia da divulgação do resultado.
7.4- Serão selecionadas 12 fotos que poderão compor, a critério do pároco, a agenda paroquial do ano de 2020 e uma futura exposição fotográfica que ficará localizada nas dependências da paróquia.
7.5- A Comissão avaliadora trabalhará com os seguintes critérios qualitativos:
7.5.1- Qualidade da imagem.
7.5.2- Coerência do argumento em relação ao objetivo do concurso.
7.5.3- Criatividade e linguagem fotográfica.
7.5.4- A beleza da fotografia
7.5.5- O olhar sobre o Sagrado.
8- Desclassificação
8.1- Não serão consideradas para a seleção:
8.1.1- As fotografias que não atendam a todos os requisitos e exigências dispostas neste regulamento.
8.1.2- Fotografias sem as identificações solicitadas.
8.1.3- Fotografias em desacordo com o tema do concurso.
8.1.4- Inscrições realizadas fora do período estipulado.
8.2- Sendo constatada qualquer irregularidade aos itens deste regulamento fica caracterizado motivo suficiente para desclassificação da fotografia apresentada.
9- Premiação
9.1- As 12 melhores fotos irão compor uma futura exposição fotográfica e irão compor, a critério do pároco, a agenda paroquial do ano de 2020, conforme citado no item 7.4. Receberão um certificado de premiação, com sua colocação geral.
9.2- Todas as fotografias, premiadas ou não, ficarão para acervo da paróquia, podendo ser utilizadas em qualquer forma, tempo ou lugar, sem obrigação de cachês, taxas ou direitos para os autores, comprometendo-se a publicar sempre o nome do autor dos trabalhos.
10- Disposições finais
10.1- A Comissão Julgadora é soberana e compete a ela avaliar e resolver os casos omissos neste regulamento, não cabendo recurso.
10.2- O não cumprimento de qualquer regra deste Regulamento poderá causar, a critério da Organização, a desqualificação da(s) fotografia(s) inscrita(s) e, consequentemente, do respectivo participante.
10.3- O ato de inscrição neste concurso implica na aceitação e concordância com todos os itens deste Regulamento.
10.4- Dúvidas ou informações poderão ser encaminhadas para pascom@jesusressuscitado.com.br.
ANEXO I
CONCURSO DE FOTOGRAFIA - PASCOM JESUS RESSUSCITADO
FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome: __________________________________________________________________________________________________
E-mail: _________________________________________________________________________________________________
RG: _______________________________ CPF: ________________________________________________________________
Data de nascimento: ________________ Telefone: ______________________________________________________________
Endereço: _______________________________________________________________________________________________
Cidade: ___________________________ Estado:____________ CEP: _____________________________________________
Paróquia: __________________ Pastoral/Movimento/Serviço: _____________________________________________________
Número da foto: __________ (Preenchimento pela Comissão Organizadora)
Eu,____________________________________________________________________________________________________,
RG ____________________ autorizo a Pascom da Paróquia Jesus Ressuscitado, a expor/utilizar a fotografia descrita acima, sem quaisquer ônus e por prazo indeterminado, em eventos, publicações ou materiais de divulgação, ou qualquer mídia correlacionada a Arquidiocese, ou em local público, escolhido a critério do mesmo, bem como para inclusão no Banco de Imagens, devendo sempre o referido material conter de forma legível o crédito do(a) autor(a) cedente. Declaro que sou o(a) único(a) e legítimo titular dos direitos autorais e assumo integral responsabilidade por sua originalidade.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Declaro que li e aceito todas as condições previstas no regulamento do 1º Concurso de Fotografia da paróquia Jesus Ressuscitado
Data e Local: ____________________________________________________________
ASSINATURA (PARTICIPANTE): _______________________________________________________________________________
ANEXO II
CONCURSO DE FOTOGRAFIA - PASCOM JESUS RESSUSCITADO
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DAS FOTOS
Fotógrafo: _______________________________________________________________________________________________
E-mail: _________________________________________________________________________________________________
Telefone: _____________________
Endereço: _______________________________________________________________________________________________
Cidade: ________________________________ Estado:_________ CEP: _________________
Número da foto: __________ (Preenchimento pela Comissão Organizadora)
DADOS DA FOTOGRAFIA:
Local e Evento Fotografado: _________________________________________________________________________________
Data da Fotografia: (se souber) ___________________________