Durante a Oitava da Páscoa celebramos o titular de nossa paróquia, Jesus Ressuscitado! Durante oito dias vivemos um tempo de Graça: celebrando a fé, rezando e refletindo a nossa vida paroquial. A festividade não deve ser para nós uma mera rotina, que se repete todo ano, mas uma grande oportunidade de amadurecimento na fé, um verdadeiro retiro espiritual. Um retiro intenso, onde a paróquia altera o seu cotidiano, inspirada por seu titular.
A festa do titular da paróquia é a festa do encontro. Encontro com Jesus Ressuscitado. Encontro entre nós mesmos para refletirmos sobre nossa fé e nossas escolhas de vida. Encontro com a Igreja, comunidade de fé e seguimento de Jesus. Encontro das famílias, dos fiéis, dos paroquianos, frequentadores e visitantes que vivem a experiência religiosa em nossa paróquia.
Outro aspecto importante da festividade é a comunhão na Igreja. Ora, a Paróquia, é um lugar privilegiado desta vida em comunhão. Não é um centro de burocracia. É o encontro daqueles que vivem a experiência da fé católica e não querem viver sozinhos e isolados, mas em comunidade. Nosso clamor é: “Pai que todos sejam um”, que ninguém viva separado. “Há um só Deus, há um só Pastor”.
O sentido de ser Igreja é a unidade vivida na fé, que constrói uma comunidade missionária, evangelizadora, acolhedora, profética e ministerial. Portanto, é necessário viver uma comunhão de fato, verdadeira, entre pastores e fiéis, entre os grupos pastorais e entre os paroquianos que se reúnem conduzidos por um pároco, seguindo as orientações de Deus e da Igreja. Isso é unidade, é união, é construção, é uma Igreja com participação. Assim deve ser a Igreja do Cristo: Uma, Santa, Apostólica, Apostólica.
A festividade quer ser um momento de reavivar a chama da nossa fé, reavivar o Espírito Santo que recebemos no batismo.
A festa de nosso titular apresenta duas realidades que se complementam: a dimensão espiritual (Missas, encontros de peregrinação, procissões, etc) e a dimensão social (Barraquinhas, shows, brincadeiras, etc). Ambas nos remetem à união indissolúvel entre fé e vida!
A festividade é também tempo propício para fortalecer a participação do leigo na vida da Igreja. Cada um tem seu espaço para se colocar a serviço, muitos são os dons, muitas são as necessidades da comunidade. Todos são convidados a se colocarem no serviço constante da construção do Reino de Deus. Isto supõe compromisso, além da participação na Santa Missa. Desejamos que muitos leigos e leigas se engajem nos trabalhos de nossa festividade, ajudando-nos a anunciar que Jesus Ressuscitado. Em nossa paróquia tudo é preparado desde o ano anterior. Para a Festividade 2024 as equipes de trabalho estão assim formadas:
EQUIPE de ALIMENTAÇÃO:
Antonio e Renata
EQUIPE de ANIMAÇÃO:
Saulo e Renata
EQUIPE de CAPTAÇÃO DE RECURSOS:
Augusto e Ana
EQUIPE de DIVULGAÇÃO:
Zobson e Alynne
EQUIPE de LITURGIA:
Marcelino e Georgina
Nelson e Kátia
Edson e Márcia
EQUIPE de INFRAESTRUTURA:
Marcão e Thaís
EQUIPE de TESOURARIA:
Valfredo e Marta
Assessores:
Diácono Alexandre
Diácono Elielson
DIRETOR ESPIRITUAL:
Padre Plínio Pacheco
A Cada ano é escolhido, pelo pároco, um tema e um ícone para reflexão durante os encontros de peregrinação. O tema da Festividade 2024: "VENHA O TEU REINO”. O ícone é a marca registrada da Festividade de cada ano. O ícone sempre tem características próprias que são relacionadas ao tema escolhido. Para a Festividade de 2024 a imagem escolhida foi a do Senhor ensinando o Pai Nosso a seus discípulos.
Para cada Festividade de nossa Paróquia, é escolhida por nosso Pároco, uma cor predominante. Assim, todos os objetos relacionados à Festividade são confeccionados considerando a cor escolhida para cada ano. Para 2024 a cor predominante é o branco, em razão de a igreja ter dedicado este ano a oração.
Todos os demais objetos confeccionados para serem usados pelos fiéis na Festividade da Paróquia, tem a marca da identidade daquela Festividade, ou seja, a imagem do ÍCONE, como por exemplo, a camisa, o cartaz, livros, toalhas, chaveiros, canecas, botons, etc. Veja a camisa da Festividade 2024.
A MÚSICA TEMA DA FESTIVIDADE
Este ano a música tema da Festividade é "Venha o Teu reino" escrita e composta pelo casal paroquiano Josué Damasceno e Luciana Bibiano.
Venha o teu Reino./ Que seja feita a tua vontade,/ assim na terra como no céu. /Não permitais que eu me separe de vós.
1. O que pede, recebe,/ o que busca, encontrara,/ e àquele que bate,/a porta se abrirá.
2.Ilumina o caminho /de oração /e faz da nossa vida/ uma eterna oblação.
3.Sejamos capazes/ ,de perdoar, /como o pai nos perdoa, vivendo para amar.
4. Comunidade festeja/ a Ressurreição/ de Cristo o nosso Senhor./ É ele a Salvação.
5.Maria nos guia/livrando do mal/ nos mostra o céu/ com sua intercessão.
FESTIVAL DE PREMIOS
Este ano, com o objetivo de custear as diversas despesas envolvidas na realizacão da festividade a paróquia esta promovendo um festival de premios. Participe e nos ajude a realizar mais ums festividade em nossa paróquia.
Veja abaixo as regras do festival, os premios e as datas do sorteio.
Belém, 12 de janeiro de 2024.
Pe. Plinio Pacheco
Pároco