Atua na Evangelização, assistência aos membros mais carentes da comunidade, aos enfermos com a santa comunhão para os que estão aptos. Realizamos as novenas e a CF propostas pela Arquidiocese e pela PJR, Via-Sacra, Encontros da Festividade, Cenáculo com Maria e o Terço dos Homens. Os membros do Cenáculo da comunidade também são intercessores da PJR.
A Comunidade São Vicente de Paulo foi instituída em 2004 pelo então pároco na época o Padre Cláudio Barradas que colocou este nome por se reunirem no espaço pertencente a Sociedade São Vicente de Paulo. Já passado alguns anos a comunidade começou a ter dificuldades em se reunir no local que é chamado Pouso de Emaús e decidiram convocar uma reunião para a dissolução da comunidade e voltar a ser fraternidade, nesta época 2009 a coordenação estava sobre Josué Damasceno. Ao tomar conhecimento do grupo, Heloísa Braga, que era vicentina procurou o grupo para ajudar e pedir também ajuda de todos para a reforma do espaço da Sociedade São Vicente de Paulo que estava sem atividades devido às precárias condições em que se encontrava. A união deu resultados! Trabalhamos, crescemos. A primeira parte a ser reformada foi a Capela.
Retornamos as missas na comunidade, catequese, grupo de oração. Fizemos inúmeras atividades para angariar dinheiro como rifas, venda de comidas, bingos, bazar da pechincha, construímos um salão grande. Transformamos o espaço e as pessoas testemunhando em oração e trabalho. Tudo ia muito bem, mas faltava reativar a conferência vicentina que antes existia no local. Conseguimos reativá-la e foi um bom número de vicentinos, 10 (dez) membros. Em uma celebração Eucarística na Capela do Pouso de Emaús no dia 13/05/12 foram proclamados os novos membros da Conferência Vicentina: João Euclides, Regina Neves, Ana Costa, Maria Barros, Lúcio Verneck, Iris Siqueira (retornando) e Heloisa Braga. Posteriormente, mais dois novos membros Domingos Araújo e Maria Moreira. Em 10 de janeiro de 2015 foi Entronizado o Sacrário na Capela do Pouso de Emaús pelo Pe. Cláudio Barradas. Em 10 da janeiro de 2016 a Comunidade São Vicente de Paulo foi consagrada ao Imaculado Coração de Maria com missa celebrada pelo atual pároco Padre Maurício. Hoje continuamos a utilizar a Capela para nossos momentos de oração, louvor e adoração, missas e momentos de espiritualidades, Cenáculos e Terço dos Homens. Nossa maior alegria é termos Jesus no Sacrário.
Participamos de todos os eventos e momentos da igreja matriz. Nossa atuação é mais na área da comunidade com visitas aos enfermos, ajuda aos irmãos em necessidade, cenáculos nas famílias, terços dos homens.